segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Sol

Ela guarda tempestades no céu da boca. Ensina, todos os dias, que a vida é feita de nuvens, algodão doce e tontos sons. Tem na cartilha que a vida é feita de coisas bonitas, margaridas no campo, formigas pequenas e laços de fita. Ela é magia. Preenche o espaço sem estar. É um trovão. Faz da cama tocas pequenas de coelhos peludos e macios. Tempera pratos, atos e fatos. Tempera, assim, meu coração. Sai todos os dias pra descobrir seus erros. Come pão molhadinho de café. Ama sincero, sem medida e posso jurar que dentro daquele armário vazio, esconde uma varinha de condão e uma bola de cristal. Por que estar sempre certa? Porque estar sempre certa, pra ela, é normal. Ama meus sorrisos, meus trejeitos, meus passos pesados, meu avesso, meu ciso e meus pés. Ninou minhas noites com Chico, Caetano e tudo mais que pudesse lembrar ideologias e revolução. Ela pensa! E guarda tempestades no céu da boca. É a certeza de felicidade ao entrar em casa. Prefiro um mundo sem chaves com ela na porta. Menina da janela. Da minha janela de partida. Do meu cais de chegada. Sempre me pergunto como cabe ali, naquele peito moreno, tanta sabedoria. "Mas seus olhos castanhos me metem mais medo que um raio de sol". Acorda meus sonhos em silêncio com amor de vitamina de banana. Num amor tão sinestésico, me quero criança, quero ser sempre a criança na barra da saia dela.

No meu dicionário, Solange é assim:

Amar+é+acordar+cedo+pra+fazer+a+vitamina+de+banana, violeta, dourado, glamour, verdade, voz alta, risada fácil, felicidade pura, intensidade, Eduardo Galeano, Ítalo Calvino, palavras difíceis, excertos de Quintana, força, menina+levada+que+come+doce+todo+dia, cabelos compridos, pés no chão, molho de tomate, Chico Buarque, letras incompletas de músicas, canções de ninar, nuvem, inteligência, paixão, alguémquegostatantodamaluquantoeu, barra da saia, proteção, aconchego, travesseiro, tardes ensolaradas, aurora, via láctea, 6, voz, Rita Lee, abraços, inteira, segredos, surpresa, momento+exato+antes+de+entrar+na+festa+de+aniversário, brava, espelho, gatos, hippy, tiazona-caretona-que-já-foi-pra-algodoal, pureza, cheiros, massagem no pé, amor.

E é tão mais. Mas é tudo pra mim.

Feliz ano novo, Sol.

Nenhum comentário: